quarta-feira, 28 de março de 2012
Atividade Fisiológica Cerebral/Consciência
A discussão de como a atividade cerebral leva à consciência é muito ampla e intensa, sendo constante na agenda de discussão da neurociência romana. Como exatamente a atividade fisiológica cerebral leva à consciência individual? Existe um "gap" entre função cerebral e consciência.
No momento atual, o que a neurociência demonstra, através da alta tecnologia em imagem e neurofisiologia, são as funções do cérebro e suas relações com funções mentais específicas.
A neurociência contemporânea não consegue ainda explicar como os padrões de atividade neuronal criam os cenários completos e complexos da consciência. A idéia cartesiana de que a realidade consiste fundamentalmente de dois tipos de entidade - mente/matéria - tem caído amplamente em descrédito, tanto nos círculos científicos como nos filosóficos. Este modelo dualista não consegue explicar como uma mente não física poderia influenciar fenômenos físicos. Portanto, a neurociência precisa desenvolver métodos de estudo valorizando e padronizando experiências individuais de exploração da consciência. Desta forma, trabalharemos para a melhor avaliação "empírica" da consciência.
Podemos estar vivendo um momento histórico de quebra de paradigma na "ciência da mente".
Assinar:
Postagens (Atom)