sábado, 28 de junho de 2008

Estado de Fluxo


Já escrevi anteriormente a respeito da capacidade de atenção plena e das possibilidades biológicas da melhora na qualidade de observação.
A grande capacidade de concentração pode levar o ser humano ao chamado estado de fluxo. É sem dúvida um momento que transcende o real.
Tal estado é caracterizado pela dedicação total àquilo que se está fazendo. Há objetivos claros, um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção. Poderá ocorrer até a perda do sentimento de auto-consciência. Existe uma sensação de controle total sobre àquela atividade que se está realizando.
A atividade é tão agradável que por si só já é recompensadora.
No estado de fluxo, o indivíduo torna-se parte da atividade. As vias neuronais são ativadas nas áreas da motricidade, sensibilidade e regiões responsáveis pela emoção com um objetivo único, permitindo a concentração infalível. Tudo se resume ao que se faz naquele momento.
Qualquer pessoa é capaz de experimentar esta sensação quando desenvolve uma atividade muito agradável. O mais interessante é que pode-se desenvolver a capacidade de chegar ao estado de fluxo mesmo quando se realiza atividades rotineiras. Portanto, além da necessidade de entrar em estado de fluxo nas atividades agradáveis, uma espécie de meditação, quando nada mais está em nossa consciência, pode-se fazer um esforço para o desenvolvimento da capacidade de entrar nesse estado naquelas atividades não tão agradáveis. Se conseguir, elas então passarão a ser prazerosas.
Então, procure entrar em estado de fluxo com mais freqüência em sua vida. Ela ficará, no mínimo, mais interessante.


*Foto de um lance do jogador Careca, grande artilheiro que jogou no São Paulo, Nápoli e Seleção Brasileira. Indivíduo com capacidade de concentração extrema durante uma partida de futebol. Certamente um grande exemplo de sucesso pela capacidade de entrar em estado de fluxo.

Dr. Milton C. R. Medeiros.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Dr. Milton. Parabéns pela escolha do tema. É realmente algo fabuloso entrar em estado de fluxo.
Este tema tem sido discutido com freqüência por todos os envolvidos nos estudos neuropsicológicos com o objetivo da melhora na qualidade de vida.
Sua linguagem, como sempre, é clara e pode ser entendida pelos não especialistas na área.
Meus cumprimentos.
Lineu Specialli.

Milton César Rodrigues Medeiros. disse...

Como vai Dr. Lineu? Realmente, o "estado de fluxo" é um tema em evidência. Este assunto foi desenvolvido pelo Dr. Mihaly Lsikzentmihalyi, na Universidade de Chigago. Em seu estudo conseguiu caracterizar a imersão individual profunda numa determinada área de atuação, sendo descrito como um momento não estressante, mas também não entediante. A atividade é desenvolvida sem esforço e com maestria total.
Portanto, o "estado de fluxo" é um momento de duração variável e que trás grande sensação de bem estar.
Sou muito grato pela sua participação.
Um abraço.
Dr. Milton Medeiros.

Cíntia Fleisz disse...

Olá!!! Gostei desse tema, mas prometo ler todos os outros também (é q descobri o q é blog agora... rsrsrs).
Seu texto está fantástico, muito claro e ao mesmo tempo bem complexo.
O "Estado de Fluxo" é necessário para realizarmos bem muitas coisas; mas também é dificílimo de se chegar. Como vc msmo disse, que quanto mais chegamos à esse "estado" a vida se torna ao menos um "pouco mais interessante", então preciso com urgência exercitá-lo...
Abraços,
Cíntia Fleisz

Milton César Rodrigues Medeiros. disse...

Oi Cíntia! Que bom que você fez comentário. Por favor, leia as postagens anteriores.
Conheço você o suficiente para afirmar que poderá entrar em estado de fluxo, pois tem um cérebro privilegiado.
Um abraço.
Milton Medeiros.

san disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
san disse...

Olá Dr. Milton, havia lido algumas postagens anteriores, mas acho que não estava em
¨estado de fluxo¨, rs.. Um tema muito interessante pois creio que a capacidade de concentração em todas as atividades, seja acadêmico, lazer ou profissional, a conclusão das das mesmas pode ser surpreendente mas, em alguns casos, tal estado deixaria a ação automática, tornando tais atividades um tanto quanto sistemáticas, ainda que prazerosa?

Milton César Rodrigues Medeiros. disse...

Olá Sandra! Obrigado pela participação. Concordo plenamente com você quando diz que o estado de máxima concentração é importantíssimo para o bom desempenho, seja em qual área for. Com relação à possibilidade da ação tornar-se automática e então enfadonha, não acho isto possível. Quando falamos em atividade automática, estamos nos referindo a uma atividade reflexa, utilizando áreas cerebrais subcorticais, como tálamo ou tronco encefálico. Assim, respondemos ao estímulo sem a necessidade do uso do neocórtex (área responsável pelas atividades racionais). No estado de fluxo, desenvolve-se uma prática onde há uma harmonia total do neocórtex com todo o restante do cérebro envolvido naquele dado ato. Então, a atividade não é tão simples a ponto de tornar-se tediosa, mas também não é tão complexa a ponto de tornar-se estressante.
O estado de fluxo é "o caminho do meio" entre o tédio e o estresse.
Um grande abraço e continue participando.
Milton Medeiros.