quarta-feira, 30 de abril de 2008

"Insight".


A chamada inteligência emocional pode e deve ser desenvolvida por todos. Trata-se da ativação de vias neuronais relacionadas às boas atitudes da vida. A princípio estas vias são ativadas com algum esforço consciente, ou seja, ativando o neocórtex (área cerebral filogeneticamente mais recente e responsável pela consciência e racionalidade), e após repetidas vezes da boa ação emocional ser realizada, acabará por acontecer espontaneamente, não custando esforços.
O primeiro passo é o treinamento do "insight". Fazemos isso olhando para o nosso interior, analisando profundamente nossas emoções e sentimentos, provocados por determinado estímulo. Esta atitude do entendimento, pelo menos parcial, das sensações emocionais próprias, nos proporciona uma melhor administração das emoções. Esta capacidade se dá pelas conexões neuronais ligando neocórtex às áreas relacionadas às emoções, como amigdala cerebral, giro do cíngulo, hipocampo, área pré frontal. Tais conexões, sendo usadas com freqüência, ficarão hiperativadas e passarão a fazer parte efetiva do comportamento individual. Nas próximas postagens escreverei sobre outros componentes da inteligência emocional.
(foto: escultura "O Pensador"- de Auguste Rodin).

Dr. Milton C. R. Medeiros.

Neurologista. Membro Efetivo da Academia Brasileira de Neurologia.

4 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Dr. Milton pelas suas idéias expressas neste blog. Tenho acompanhado suas colocações e as tenho achado interessantes.Começo a entender sua teoria das ativações das vias neuronais e espero que você continue desenvolvendo-a. Também concordo com a necessidade da harmonização razão-emoção. Em relação à importância da inteligência emocional, acredito já se tratar de uma unanimidade nas neurociências, área esta na qual atuo.
Continuarei acompanhando e, quando possível, opinando.
Até logo.
Lineu.

Milton César Rodrigues Medeiros. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milton César Rodrigues Medeiros. disse...

Obrigado Lineu pela sua participação. Certamente pretendo continuar a desenvolver minha teoria sobre a possibilidade do desenvolvimento de vias neuronais cerebrais para a melhora da qualidade de vida individual. Acredito que qualquer pessoa tenha a capacidade de moldar o seu próprio cérebro, de maneira a aperfeiçoar sua inteligência emocional. A princípio, esta atividade será feita com algum esforço, de maneira consciente, ativando as vias neuronais do neocórtex em detrimento das vias do sistema límbico. Com o passar do tempo, as boas condutas emocionais virão sem esforço, quase como um ato reflexo.
Tenho um livro em fase de finalização que também trata deste tema. Espero publicá-lo até o final do ano.
Gostaria muito que você continuasse participando do meu blog.
Um abraço.
Milton Medeiros.

Unknown disse...

Os caminhos do Yoga e da microfisioterapia me fizeram cair neste blog, as informações se completam em um perfeito estado sicrônico. Muito gostoso fazer novas sinapses com colocações tão claras e fáceis de serem compreendidas.
Muito grata pela partilha do seu conhecimento Dr Milton
Abraço
Namaskar
Ana