terça-feira, 25 de março de 2008

Conceitos de Emoções e Sentimentos.


Para continuarmos as discussões sobre fisiologia emocional e equilíbrio razão-emoção, torna-se importante as definições sobre emoções e sentimentos. Toda definição, seja sobre qual assunto for, é difícil, pois qualquer fenômeno ou objeto é composto de fartos componentes subjetivos. Imaginem então definições sobre emoções e sentimentos, cujos constituintes são completamente subjetivos.
Apesar das dificuldades, tentarei dar significado para algumas palavras relacionadas à virtualidade, afinal as palavras sentimento, afeto e emoção não podem ser usadas como sinônimos.
Afeto vem do latim "affectus", significando atingir , abalar, afligir. É um conjunto de fenômenos psíquicos acompanhados da sensação de prazer ou dor, alegria ou tristeza. Então, para a surpresa de muitos, afeto não está sempre relacionado às impressões positivas.
As emoções caracterizam-se pela súbita ruptura do equilíbrio afetivo. Geralmente são de curta duração e estão associados à perda da capacidade de agir com plena racionalidade. As emoções sem controle "engolem" a capacidade de agir com coerência.
Os sentimentos, pela minha definição, são estados afetivos mais duráveis e estáveis. São causadores de vivências menos extremas, com menores repercussões sobre as funções orgânicas.
Saliento que sentimentos podem ser originários de emoções primárias. Por exemplo, a emoção do pânico como susto, espanto ou terror, impetrando o sentimento de desconfiança ou insegurança.
Conhecendo estes conceitos estamos prontos para, na próxima postagem, discutirmos sobre a capacidade de autocontrole diante de situações complexas relacionadas às emoções e sentimentos.
Milton Medeiros.

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia!!!
Acredito que, dentre uma série de fatores que nos diferenciam dos demais animais, o autocontrole é uma caracteristica peculiar, porém é grande o desafio de se autoconhecer para se autocontrolar. Aliás, gostaria muito de saber sobre a relação "inteligencia e autocontrole", pois me intriga o fato de algumas figuras históricas tidas como inteligentes terem cometidos atrocidades...Um abraço!!

Milton César Rodrigues Medeiros. disse...

Ótimo Loana.Obrigado pelo comentário inteligente e pela dúvida pertinente. Vamos discutir em breve a relação inteligência-autocontrole. Vamos falar da característica multifocal da inteligência. O porquê de algumas pessoas serem tão competentes em determinadas esferas da vida e totalmente incompetentes em outras.
Um abraço.
Milton Medeiros.